terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Paulo Santana: O gênio idiota

Ele já foi inspetor e delegado. Também já foi vereador do munícipio de Porto Alegre, pela ARENA (Aliança Renovadora Nacional), pois vejam, aquela que apoiava a ditadura militar. Lançou 7 livros ao longo de sua vida, entre eles o “Gênio Idiota (1992)”, meu favorito. Viciado em cigarros, já foi diagnosticado com câncer de rinofaringite. Afirma que “Fumar é um falso suspiro”. Assim ele parece levar a vida toda.
Paulo Santana tem espaço destaque de coluna no maior jornal do Rio Grande do Sul. Eu gosto, eu leio Zero Hora. Lá tem o Moisés Mendes, a Rosana de Oliveira, o Luis Fernando Veríssimo, Martha Medeiros, Humberto Trezzi, Marcelo Rech, Cadu Caldas, Paulo Germano e tantos outros grandes nomes. Todo mundo queria o espaço do Santana. Eu também. Quem sabe? Um dia talvez eu chegue lá.
A última dele falando sobre “segregação pacífica” em Punta, no Uruguai, foi a mais pesada de todas. Gostaria de perguntar pra ele como uma segregação pode ser pacífica? Se o racismo opressor de um lado causa sofrimento e promove este tipo de expressão social, é com certeza resultado discriminatório de um lado. Ou eu estou errado? Não tem nada de pacífico nisto.
O espaço dele está piscando em Zero Hora. Os herdeiros tenho certeza de que farão melhor. Santana já fez grandes colunas. Fez amigos e inimigos pela sua jornada. Quem só fala mal talvez não conheceu seus feitos pela comunicação. Ele não é um bobo. É um “Gênio Idiota”, como mesmo se define. O idiota opta por ser imbecil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário