sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Democracia não é gincana: o conformismo anda de gangorra

Democracia não é gincana. Vota neste que é pro outro não ganhar? Não, não é um jogo. Saiba que assim você omite seu próprio exercer político e sustenta o próprio desgosto. Tu deve votar em quem acredita, naquele que melhor representa teus ideias. Se for o caso, não vote em ninguém, pois também é um direito teu. E mais, a multa é de apenas R$ 3,51 por turno pra quem não justifica.
Muito se fala: “na verdade não gostaria de votar em ninguém” ou ainda “não voto em tal por que assim a outra ganha”. É este tipo de pensamento que sustenta o maquinário político que todos estão acostumados a ver. O conformismo andando de gangorra.
Minha candidata, por exemplo, é Luciana Genro. Uma presidenta que diz COMO vai fazer o seu plano de governo. Trouxe ao debate temas inéditos em eleições anteriores e passou a ser a presidenciável mais falada nas mídias sociais. Esta é a minha opção e ela ser diferente da de muitos é o que torna isto tudo em democracia.
Não venho aqui fazer campanha por ninguém. Apenas enfatizo que no primeiro turno é importante que tu saiba em quem tá votando e principalmente no porquê. Graças ao mundo cibernético é possível resgatar qualquer debate em segundos, acessar as propostas de todos candidatos e baixar wallpaper de qualquer um em alta resolução. É a democratização dos meios rompendo a democracia dos medos. Amanhã é outro dia.
Vai lá e representa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário